Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ADOLESCENTES - LIÇÃO 11

Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Dc. Sonildo Albérico
Coordenadoria Pedagógica da Escola Dominical - Cleide e Jaelson

Lição 11 - Valores em conflito

“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal!...

Texto Bíblico: Mateus 5.13-16

“Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” (Is 5.20)

Um adolescente perguntou ao outro, na escola: “Quem é seu pai”, o que fez o colega enrubescer e ter dificuldade para responder. É que o rapazinho vive em companhia de sua mãe, que é lésbica, e esta, por sua vez, mora com uma mulher.

Ao rapaz é ensinado que a união de pessoas do mesmo sexo é algo muito natural, normal, e há quem diga que é a forma de amor mais elevada que existe no mundo! Mas, na prática, esse tipo de relação é ridicularizado por muitas pessoas, o que fez o rapazinho ficar envergonhado. Em torno dessa e de outras questões aflora o conflito entre o que é certo e o que é errado.

Neste começo do século XXI, humanidade está vivenciando uma era de relativismo exacerbado. O certo e errado são conceitos que não fazem muito sentido para o homem da era pós-moderna. Tudo depende da pessoa, do tempo e do lugar. E mais que isso, o indivíduo é induzido a decidir sobre o que é certo ou errado, a seu critério, de modo individualista e subjetivo a todo momento. Os programas de TV, por exemplo, “Você Decide”, estão na moda, com grande por parte do público telespectador. Se a questão é posta diante de um ateu, de um dito agnóstico, ou de um religioso não-cristão, talvez ele se posicione ao lado dos que acham que tudo deve ser visto de modo natural, sem preconceitos, etc.

[...] A ética da sociedade é extremamente relativista, em termos de moral e costumes, o terreno é como um pântano, lodoso e escorregadio, do qual não se sabe onde estão os limites a serem observados. Cumpre-se o versículo bíblico em que Deus condena os relativistas do tempo do profeta Isaías, que diziam que o amargo era doce, e que o doce era amargo; que o escuro era claro, e que o claro era escuro (cf. Is 5.20).

O cristão, como sal da terra e luz do mundo, tem dificuldade em se movimentar num mundo em que os valores morais estão invertidos. Entretanto, tem a vantagem de não adotar como referencial ético a sociedade sem Deus.

(LIMA, Elinaldo Renovato. Ética Cristã: Confrontando as Questões Morais do Nosso Tempo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, pp.6,7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário