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domingo, 24 de julho de 2011

AOS COOPERADORES DA E.B.D.


Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Dc. Sonildo Albérico
Coordenadoria Pedagógica da Escola Dominical - Jaelson e Cleide

          Analisaremos 10 itens relevantes para que o professor possa se basear durante á preparação de sua aula, tais como:

1. Preparo espiritual: É de sua importância o professor separar um tempo no decorrer da semana para oração e consagração, no intuído de Deus lhe conduzir com sabedoria e discernimento bíblico durante o preparo da aula. 


2. Interseção: É fundamental o professor interceder pelo pastor, o Gestor da EB, e principalmente pelos seus alunos e seus familiares, para que todo impedimentos e ciladas satânicas sejam aniquilados pelo poder de Deus. 


3. Leia o material: O professor deve ler toda revista todos os dias, em sintonia com as passagens bíblicas, em prol de obter uma dimensão da temática da aula, e possíveis formas para ministra - lá. 


4. Material de apoio:
Durante o processo de elaboração da aula, o professor se depara com muitos termos bíblicos e passagens geográficas desconhecidas, por isso é de grande valia o professor consultar um bom dicionário bíblico e secular, mapas geográficos e bíblias com outras traduções, para sanar possíveis objeções.


5. Objetivos: O professor após estudar a matéria deve determinar quais os objetivos e resultados que pretende transmitir e alcançar na vida do aluno, e a partir dessa meta, conduzir toda sua aula para o atingimento desse propósito.

6. Recursos: O professor deve separar todo recurso didático e pedagógico que pretende utilizar em aula como:
jornais, mapas, dicionários, dinâmicas, flip chart, projetor de imagem, vídeo, livros entre outros. 


7. Durabilidade: O professor deve separar no mínimo 2 horas por dia dedicadas exclusivamente ao estudo sistemático da palavra, para consagração e escolha dos recursos didáticos e pedagógicos que serão utilizados em sua aula.


8. Aplicabilidade: o professor deve escolher o método de aula que mais se encaixe no contexto da lição, e, por conseguinte, determinar o momento adequado que  os recursos didático-pedagógico serão aplicados na aula.


9. Revisão: o professor deve revisar toda sua lição, verificando possíveis informações não vistas, adequando métodos ou alterando recursos. 


10. Direcionamento: a sintonia com Deus deve ser meta constante do professor, ele deve depender exclusivamente da sabedoria e discernimento de Deus, para que por intermédio da sua grandeza conduzir a sua aula com eficácia. 


Estas são algumas dicas dentre centenas que existe, entretanto destacamos aquelas cuja importância é fundamental, portanto professor se você deseja ter crescimento e maturidade espiritual na vida de seus alunos, deve seguir com disciplinas estas recomendações, e acima de tudo ter a direção de Deus. 

O tema do nosso artigo é uma pergunta bastante preocupante, pendura há muito tempo entre professores de escola dominical, e muitas das vezes as respostas são quase as mesmas, como também a tomada de decisão para solucionar este problema que se agrava constantemente, ou seja, os mesmos, sem impacto nos resultados alcançados.



Os motivos que levam o baixo crescimento de alunos matriculados  nas aulas de EBD são muitos, contudo apresentaremos os principais:



Falta de incentivo por parte da liderança de igreja


Professores sem chamada ministerial


Aulas monótonas, sem criatividade e inovação


Ausência de mobília adequada para cada faixa etária específica


Classe única


Qualificação do professor


Falta de recursos didático-pedagogico


Infrainstrutora precária e inexistente


Infelizmente por causa desse contexto caótico, o aluno de EBD tente a ficar desmotivado, perdendo a vontade de participar dos estudos bíblicos gradativamente, por conseguinte, desisti de freqüentar a escola dominical, portanto não há crescimento tanto quantitativo como qualitativo.



Para reverter esta situação agravante a liderança da igreja em conjunto com departamento de ensino, devem  trabalhar em equipe e apresentar soluções práticas e sustentáveis para reduzir a evasão escolar na escola dominical, algumas medidas que ajudam a diminuir estas divergências são bem simples e aplicáveis, são elas:



Implementar o programa pós- aula – ligações aos alunos ausentes durante  aula


Visitar os alunos e ajudá-los em suas necessidades


Investir em treinamento e cursos de qualificações para professores e responsáveis pela EBD


Fazer campanha de marketing voltada para EBD, com intuito de conscientizar a membresia sobre a importância de estudarem a bíblia na EBD


Elaborar premiações para alunos não faltantes, assim com outras campanhas motivacionais.


Melhorar a infraestrutura das classes com mobílias adequadas e divisão de classes por cada faixa etária específica.


Não haverá crescimento na EBD enquanto não houver investimento em todos os aspectos, desde a infraestrutura até o corpo docente.


Infelizmente pecamos muito quando ignoramos estes problemas recorrentes na EBD, por causa da vista grossa que fazemos sobre os problemas existentes, prejudicamos desta forma, o nosso ministério e principalmente o ministério de ensino, a bíblia nós adverte quanto a isso” Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.(I Co 14.40).


Portanto arregaçamos as mangas e vamos melhor a nossa escola bíblica dominical para que ela cresça não apenas e quantidade, mas também em qualidade tanto espiritual quanto em sabedoria.

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