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sábado, 19 de maio de 2012

JARDIM DE INFÂNCIA - LIÇÕES 06, 07 E 08 - 2º TRIMESTRE


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Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Aux. Osvaldo Feijó
Vice Dirigente: Aux. Francisco de Assis
Secretárias da E.B.D. : Gecilene e Enezita
Coordenação Pedagógica: Jaelson
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Lição 06 - Respeitando as pessoas

Lucas: 10.25-37

I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que devemos amar e respeitar as pessoas.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “RESPEITO”. Durante o decorrer da aula diga: “Precisamos amar e respeitar as pessoas.”


II. Saiba Mais

A essência do Cristianismo é o amor (Rm 13.8-10; 1 Co 13). Isto foi declarado pelo próprio Senhor Jesus ao ser inquirido por um doutor da lei (Lc 10.25-27), e ao dar as últimas instruções aos seus discípulos (Jo 13.34,35). O apóstolo João afirmou categoricamente: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (1 Jo 4.8). Todavia, todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Paulo nos diz que Deus nos amou quando éramos por natureza filhos da ira (Rm 6.8-10). Ele nos amou tanto que enviou seu Filho para morrer em nosso lugar (Jo 3.16). Quem é nascido de Deus precisa aprender com o Pai a amar de verdade.

Quando interrogado sobre quem é o nosso próximo, Jesus proferiu a parábola do Bom Samaritano, esclarecendo que o próximo pode ser qualquer pessoa que necessite do nosso amor (Lc 10.25-37). A ordenança do Mestre vai além dos limites de apenas ajudar nossos amigos; devemos amar também os que nos maltratam e nos maldizem (Mt 5.43-48). Somente assim poderemos demonstrar que, realmente, somos filhos de Deus (Mt 5.45).

A Bíblia afirma que antes de conhecermos a Cristo, éramos “odiosos, odiando-nos uns aos outros” (Tt 3.3).

Sem Cristo, ninguém é capaz de amar ao próximo, muito menos se este for um inimigo contumaz. Mas, como nova criatura (2 Co 5.17), “o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.5). O fruto do Espírito leva-nos a amar até mesmo aos que nos odeiam. Além disso, Jesus afirmou que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13.35).

Extraído de Lições Bíblicas Jovens e Adultos, CPAD.

III. Conversando com a professora

Um autêntico educador, ao contrário de certos professores que sentem “donos do saber”, são humildes e estão sempre com disposição para aprender. Ele não se esquece que o homem é um ser educável e nunca se cansa de adquirir novos conhecimentos. Aprendemos com os livros, com nossos alunos, com as crianças, com os idosos, com os iletrados, enfim, aprendemos enquanto ensinamos.

Não há melhor maneira aprender do que tentar ensinar outra pessoa. O professor-educador deve estar atento a qualquer oportunidade de aprender.
Quando não souber uma resposta, é melhor ser honesto e dizer que não sabe. A ausência do orgulho diante da realidade de “não saber”, facilita e promove a aprendizagem.

TULER. Marcos. Muito mais que um professor. Revista Ensinador Cristão, ano 4, nº 13 -  2003. Janeiro: CPAD.

IV. Sugestão

Dobre uma folha de papel ofício ao meio, dando a idéia de um cartão. Escreva com canetinha hidrocor o versículo da lição.
Depois peça que os alunos ilustrem o versículo com desenhos ou figuras de revistas, deixando-os bem bonito. Incentive as crianças a entregarem o cartão para algum amigo ou parente.

  Lição 07 - Cuidando da natureza

  • Gênesis: 1.1-31
    I. De professor para professor
     Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que devemos preservar a natureza.
     • É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
     • A palavra-chave da aula de hoje é “NATUREZA”. Durante o decorrer da aula diga: “Precisamos cuidar bem da natureza.”
    II. Saiba Mais
    Atualmente, a preocupação maior do homem é com o desenvolvimento e por isso, ele não mede esforços para alcançá-lo. O que tem sofrido com o descaso humano e com muitas agressões, é o meio ambiente.
    As pessoas não têm consciência de que destruindo o meio ambiente, automaticamente destrói-se o futuro humano. O lugar mais indicado para a conscientização da preservação da natureza é a sala de aula. E o professor da Escola Dominical tem uma dupla tarefa: conscientizar o aluno sobre a preservação do ambiente e o amor ao próximo. É preciso formar novas gerações conscientes da importância do meio ambiente para a manutenção da vida enquanto Cristo não vier para buscar a sua Igreja.
    Extraído de Lições Bíblicas Pré-adolescentes, CPAD.
    III. Conversando com a professora
    O professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha.  Então, vamos observar algumas características sociais da criança do jardim. 

    CARACTERÍSTICAS SOCIAIS
    RECOMENDAÇÃO AO PROFESSOR
    Predomínio ainda do egocentrismo e da imitação.Gostam de exibir “façanhas” com o objetivo de obter aprovação. São carinhosos, espontâneos e amistosos, quando as condições são propícias.
    Demonstrar afeto e amizade. Ensinar as virtudes do ato de compartilhar. Incentivar a prática do amor cristão. Ter consciência da necessidade de um bom testemunho e um bom exemplo perante as crianças.
    Extraído do livro Como Tornar o Ensino Eficaz, Antonio Tadeu Alves, CPAD.
     
    IV. Sugestão
    Estenda uma folha de papel pardo no chão da classe. Divida os alunos em duplas. Dê para cada dupla uma folha de papel pardo. Peça que, em dupla, desenhem e pintem algumas ações que podemos fazer para cuidar da natureza. 
    Escreva o nome da dupla na folha e faça uma exposição com os desenhos dos alunos.


Lição 08 - Perdoando quem me entristece

Gênesis  33.1-11
I. De professor para professor
 Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que devemos perdoar as pessoas assim como o Senhor Jesus nos perdoa.
• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
 • A palavra-chave da aula de hoje é “PERDÃO”. Durante o decorrer da aula diga: “Precisamos perdoar aqueles que nos entristecem.”
II. Saiba Mais
Perdoar é um ato da vontade. A decisão inicial de se perdoar alguém deve ser seguida da caminhada de fé do perdão.
Muitas coisas irão acontecer até que o perdão se processe completamente. Primeiro, nossos sentimentos negativos irão desaparecer. Segundo, parecerá fácil aceitar a pessoa que nos feriu, do jeito que ela é, sem achar que precisa ser mudada. Terceiro, o nosso amoroso interesse pelas carências do outro superará as mágoas pelo que ele nos fez.
Professor, talvez, você precise fazer a seguinte oração:
Senhor, eu perdôo (nome da pessoa). Não posso
fazê-lo por minhas próprias forças, mas faço-o
em nome de Jesus e pelo poder do Espírito Santo.
Tira de meu coração todo sentimento
Negativo por (nome da pessoa) e encha-o com o
Teu interesse e compaixão.
Extraído do livro Em Contato com Deus, Charles Stanley, CPAD.
III. Conversando com a professora
O professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha.  Então, vamos observar algumas características sociais da criança do jardim. 

CARACTERÍSTICAS ESPIRITUAIS
RECOMENDAÇÃO AO PROFESSOR
São sinceras no relacionamento com Deus, que para elas é o Papai do Céu. Amam-no e confiam nEle de todo o coração. Distinguem o certo e o errado. Têm desejo de fazer o que é certo. Sua fé é genuína.
Ensinar o relacionamento com Deus através da oração. Propiciar oportunidade para louvor e adoração. Salientar as atitudes corretas e enfatizar a aprovação de Deus por elas. Manifestar sentimentos de reconhecimento pelas suas boas ações.
Extraído do livro Como Tornar o Ensino Eficaz, Antonio Tadeu Alves, CPAD.
 
IV. Sugestão
Converse com as crianças fazendo perguntas pertinentes ao tema estudado. Por exemplo: “Se você fizer algo de ruim a alguém, o que deve dizer a essa pessoa?” “Você deve pôr a culpa em outra pessoa?” “Você deve se esconder?” “Ou deve pedir perdão?” “O que você deve fazer da próxima vez que fizer algo ruim?”
Para o enriquecimento da aula, leia a história sobre perdão número 35 do livro “As aventuras dos ursos de Bramlee” editado pela CPAD e relacione a situação vivida pelos ursos com as circunstâncias que os pequeninos vivem. 


“Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos,
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.”    II Co 9.12.

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