Total de visualizações de página

sábado, 19 de maio de 2012

JUNIORES - LIÇÕES 06, 07 e 08 - 2º TRIMESTRE


...................................................................................................
Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Aux. Osvaldo Feijó
Vice Dirigente: Aux. Francisco de Assis
Secretárias da E.B.D. : Gecilene e Enezita
Coordenação Pedagógica: Jaelson
.................................................................................................. 


Lição 06 - Um herói que não olhou para trás

Leitura Bíblica: Neemias 6.1-9,15

Desde o começo, os esforços de Neemias para reconstruir os muros de Jerusalém encontraram oposição. Seus inimigos eram Sambalate, o horonita; Tobias, o amonita e Gesém, o árabe. Esses homens tentaram tudo para atrasar ou parar a obra. Eles debocharam de Neemias  e  seus construtores, acusaram de Neemias e seus construtores,acusaram os judeus de traição e até ameaçaram com violência física.

Neemias recebeu cada ataque verbal com paciência e oração. Então quando ouviu rumores de um iminente ataque militar, Neemias não apenas orou, mas preparou-se para a ação – colocando guardas e armando seus trabalhadores. Frequentemente os trabalhadores terminavam suas tarefas com uma mão, enquanto com outra seguravam a arma.

A reação de Neemias é um grande exemplo para nós. A oração deve ser a primeira coisa a fazer quando enfrentarmos problemas; todavia, não é a única ação requerida por nós. Deus espera que façamos o que pudermos.

Professor talvez você ou seus alunos estejam passando por situações difíceis. Não desanimem! Orem! A vida cristã é um empreendimento em dupla. Deus trabalha em nós; todavia, ao mesmo tempo, Ele espera que desenvolvamos um vida de confiança nEle (Texto adaptado do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia)

Lição 07 - Mardoqueu, um herói conselheiro

Texto Bíblico – Ester 4.1-17

Mardoqueu foi uma influência positiva em toda parte por onde foi. Apesar de Ester ter sido apenas sua prima, Mardoqueu essencialmente adotou-a e criou-a como sua própria filha. Mais tarde, ele foi um instrumento para ajudar sua “filha” judia temente a Deus a tornar-se a nova rainha da Pérsia. Certa vez, ele frustrou um plano assassino que tinha ouvido ser planejado no portão da cidade. Então, quando o ímpio Hamã foi exposto e executado, Mardoqueu tornou-se primeiro-ministro no lugar dele.  As Escrituras registram que Mardoqueu gastou sua vida “trabalhando pelo bem do seu povo” e falando pelo seu bem-estar (texto extraído do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD).

Boa ideia!


Você vai precisar de retângulos de cartolina e caneta hidrográfica. Nesses cartões escreva situações em que as crianças devam opinar, oriente-os a aconselhar de acordo com a Palavra de Deus.                                                                                                                                                            
Ex: Michele gostou muito da nova boneca da Beatriz. Ela pensou: eu poderia ficar com ela para mim, afinal Beatriz têm várias.


Lição 08 - Jeremias, um profeta chorão ou um herói?

Texto Bíblico: Jeremias 38.1-13
Para servir como Porta-voz
 
“Jeremias foi nomeado profeta para Judá, mas também para as nações. A palavra hebraica nab é traduzida por “profeta” cerca de 300 vezes no Antigo Testamento. Pode ser que a palavra originariamente significava “anunciar” ou “falar”. De forma gradual, essa palavra começou a receber um significado ligeiramente diferente no seu uso do Antigo Testamento; ou seja, nabi era aquele que é “qualificado, chamado e comissionado para falar a verdade de Deus para os homens”. O nabi do Antigo Testamento era primeiramente um pregador, um proclamador da verdade sagrada. Sob a compulsão divina, ele falava palavras aos homens, mas essas palavras eram plenas de autoridade divina. É nessa tradição que Jeremias se vê comissionado por Deus. Sua tarefa consistia em se apresentar na íntima assembleia divina e então ir e proclamar o que havia visto e ouvido. Ele foi comissionado com estas palavras: “tudo quanto te mandar dirás. Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”. A fidelidade de Jeremias em relação a essa tarefa resultou em oposição feroz da sua própria família, dos seus vizinhos, do seu rei e de seus amigos. Embora vacilasse às vezes, ele nunca falhou na sua comissão divina.
 
Qual é a mensagem recebida por Jeremias para o seu povo? [...] Todos os homens são culpados e responsáveis diante de Deus (1.5,10). Judá é responsável porque abandonou o Senhor para servir a falsos deuses (1.10,15,16). As nações estão debaixo do juízo divino porque sua conduta está abaixo da justiça humana comum. Os culpados sofrerão destruição e dificuldade, porque Deus certamente virá para julgar. Quando Ele vier, os reinos e povos serão arrancados e derribados. Deus não está dormindo como supõem os homens, mas está alerta para cumprir sua palavra (1.11,12). [...] Essa advertência oportuna é seguida por uma palavra de esperança: O castigo e o julgamento de Deus são redentores; isto é, Ele aflige para curar. Além do julgamento, há esperança de uma restauração — um povo redimido e um dia novo.” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 4: Isaías a Daniel.  Rio de Janeiro, CPAD, 2005, pp.261-62).
 
Boa ideia!
Confeccionando lenços.
Você vai precisar de retalhos de tecido, caneta para tecido.
Recorte o tecido em quadrados (tamanho de lenço), distribua para as crianças e solicite que escrevam o versículo do dia.


“Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos,
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.”    II Co 9.12.


Nenhum comentário:

Postar um comentário