Total de visualizações de página

sábado, 19 de maio de 2012

PRIMÁRIOS - LIÇÕES 06, 07 e 08 - 2º TRIMESTRE

...................................................................................................

Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Aux. Osvaldo Feijó
Vice Dirigente: Aux. Francisco de Assis
Secretárias da E.B.D. : Gecilene e Enezita
Coordenação Pedagógica: Jaelson
.................................................................................................. 

Lição 06 - Jesus, o amigo dos medrosos

Texto Bíblico: Mateus 14.22-33

Os discípulos estavam lutando contra o golpe das ondas. Quando de repente, em meio à névoa que antecede o amanhecer, Jesus veio caminhando sobre as águas, em sua direção. Eles reagiram com medo, imaginando que estivessem vendo um fantasma. Uma vez mais, Jesus estava fazendo o inesperado e o impossível. Uma vez mais, os discípulos não estavam prontos para entender o que isso significava.
Jesus falou com os discípulos, mais alto do que a tempestade, dizendo-lhes: “Não temais”.

Pedro não estava colocando Jesus à prova, algo que nós sabemos que não devemos fazer. Em lugar disso, ele foi o único do barco que reagiu com fé. A presença de Jesus na tempestade levou Pedro a sentir uma fé destemida. Todavia que ele o fez somente depois da ordem de Jesus: vem.
Pedro começou a ir para o fundo porque tirou os olhos de Jesus e se preocupou com as altas ondas que estavam ao seu redor. A sua fé era suficientemente forte para que confiasse que poderia caminhar sobre as águas. Entretanto ele se deu conta de que estava em meio a uma terrível tempestade, a sua fé diminuiu.

Embora comecemos com boas intenções, algumas vezes nossa fé é fraca. Na fé vacilante de Pedro, podemos ver o caminho do discipulado. Temos que exercer a fé para obter poder, porém, frequentemente  tropeçamos e deixamos de agarrá-lo plenamente. Quando a fé de Pedro vacilou, ele se voltou para Cristo, o único que poderia ajudá-lo. Quando você estiver apreensivo sobre os problemas a sua volta, e duvidar da presença de Cristo, ou da sua capacidade para ajudá-lo, lembre-se de olhar para Jesus (Texto extraído do Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal, pp. 95-96. Vl 1 Rio de Janeiro: CPAD).

Lição 07 - Jesus o amigo dos que choram

Texto Bíblico: João 11. 1-44

“Confiança em Deus – a resposta aos nossos temores e ansiedades – não é algo estático. Ao contrário, ela cresce. Não fique desencorajado se a sua confiança em Deus parece derreter e minguar. Isso é simplesmente humano.
A maravilhosa esperança que temos, certamente, é que quanto mais confiamos em Deus, mais descobrimos o quanto Ele é fiel. Assim, quanto mais nos dispomos a confiar, mais provas de confiança Deus nos dá.
É esse sentimento de completa segurança – um permanente senso de sua presença conosco – que Deus anela para cada um de nós. Isso vem quando confiamos nEle e aceitamos o que Ele ambiciona dar-nos” (Texto extraído do livro Em Contato com Deus, CPAD).
Marta e Maria por um instante sentiram-se inseguras, seu irmão estava à beira da morte e Jesus não chegava. Quando o Messias chegou, Lázaro já havia morrido. Para as irmãs Marta e Maria não havia mais solução, mas Cristo o Dono da Vida operou o grande milagre da ressurreição.


Lição 08 - Jesus, o amigo que ouve a minha oração

Texto Bíblico: Marcos 10.46-52
Por que teria Jesus perguntado ao cego, “Que queres que eu te faça?”, se a necessidade dele era óbvia? A multidão até pode ter interpretado os rogos de Bartimeu, “Tem compaixão de mim”, como um pedido de esmolas.  Mas não o Senhor. Ele bem sabia qual era o desejo do pobre cego. Então, por que a pergunta? Indagar é uma característica da pedagogia divina. Desde o principio, observamos Deus fazer perguntas das quais já conhece a resposta: “Adão, onde estás?” “Agar, de onde vens e aonde vais?”, “Jó, onde estava tu quando eu fundava a terra?”, “Saulo, porque me persegues?”, “Bartimeu, que queres que eu te faça?” As indagações do Senhor dão-nos a oportunidade de explicar-nos, e ao tentar fazê-los, somos forçados a olhar para dentro de nós e a descobrir nossas reais necessidades ou rebeldias por trás da atitude que aparentamos. Como Mestre dos mestres e Bom Pastor, Jesus encorajava as pessoas a expor os seus temores, a expressar os seus desejos, a falar de seus sonhos e expectativas. Com isto, avaliava-lhes a fé. Não que Ele precisasse desta avaliação para agir, pois é capaz de  saber o que vai no coração, sem que abramos a boca. Mas ao falar a própria pessoa podia conhecer a dimensão de sua fé, que talvez antes não conhecesse. Lembra do caso do pai do menino possesso? Ao professar, “Eu creio, Senhor!”, logo acrescentou: “Ajuda-me em minha incredulidade”. Foi como se, de repente, face à interpelação do Mestre, ele se desse conta de que a sua fé ainda não era o que deveria ser (Texto extraído da Revista do Maternal, Mestre 6. CPAD).


“Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos,
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.”    II Co 9.12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário