Total de visualizações de página

sábado, 19 de maio de 2012

JUVENIS - LIÇÕES 06, 07 e 08 - 2º TRIMESTRE

...................................................................................................
Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Aux. Osvaldo Feijó
Vice Dirigente: Aux. Francisco de Assis
Secretárias da E.B.D. : Gecilene e Enezita
Coordenação Pedagógica: Jaelson
.................................................................................................. 

Lição 06 - Na direção certa!

Texto bíblico: Juízes 7.36-40

ATIVIDADES

Aproveitando que esta semana comemoramos o Dia das Mães, tenho duas sugestões para lhe dar:

1. Programe uma reunião de pais para tratar desta questão de vocação. Convoque um especialista, a fim de que ele possa explicar aos pais o quanto é importante valorizar a vocação pessoal, como equilibrá-la com as tendências do mercado, a vontade de Deus etc. Muitos adolescentes encontram dificuldades terríveis quando suas vocações se chocam com a de seus pais. Por isso, seria uma oportunidade maravilhosa de ajudá-los.

2. Planeje uma atividade que aproxime seus alunos e suas respectivas mamães. De acordo com a sua realidade, você pode realizar um almoço de confraternização, um chá das cinco, um café da manhã, um jantar ou até mesmo um passeio.
Para motivar os alunos, convide-os a decidirem qual seria a programação mais adequada. Em seguida, decidam o local, o dia e o horário do evento. Depois, convoque-os para elaborar o convite e a programação juntos. Incentive-os a participarem efetivamente da programação com homenagens, poesias, músicas etc. Não se esqueça de aproveitar ao máximo as idéias e sugestões de seus alunos.


Lição 07 - Quanto vale um diploma?

Texto bíblico: Provérbios 26.13-16

ATIVIDADES
Para esta semana, sugiro que você ensine os alunos a preparar um currículo conforme os padrões aceitos pelas empresas atualmente. Aí segue um modelo:

MODELO DE CURRÍCULO

Maria de Jesus                                Brasileira
Avenida Brasil, 34401                                                Solteira
Cep. 21.852.001 – Rio de Janeiro/RJ                       18 anos
Tel(s): (21) 3333 -1111/ 9999-9999                       
E-mail: mariadejesus@xxxx.com.br

Objetivo / Área de Interesse

Cite o cargo que você pretende ocupar ou sua área de atuação. Esta orientação pode ser fundamental no momento da triagem de currículo.

Exemplo:
Colocação na área administrativa / financeira


Resumo Profissional

Faça um resumo de suas qualificações e de tudo que você vivenciou em seus empregos anteriores. Mostre sinteticamente como você pode contribuir para a empresa.

Exemplo:
Experiência de seis meses de estágio na Área Administrativo-Financeira, atuando nas seguintes atividades:
   
•    Contas a receber, cobrança e emissão de notas fiscais,

•    Rotinas contábeis e cadastro de clientes
   
•    Contas a pagar, conciliação bancária, emissão de cheques para pagamentos, controle de entrada de notas fiscais, arquivos diversos, cadastros de bancos e fornecedores


Formação Acadêmica

O nível educacional mais alto deve ser incluído primeiro. Se você ainda estiver cursando uma graduação, por exemplo, informe a previsão da sua formatura. Se você estudou até o 2º grau, cite a instituição e especificação técnica (Ensino Médio, curso técnico, etc.). O 1º grau só deve ser mencionado caso seja o maior nível educacional.

Exemplo:
•    Cursando o Ensino Médio com especialização em Administração pela FATEC – previsão de conclusão em XXXX

Experiência Profissional

Cite os cargos que ocupou em cada empresa e em que período os exerceu. Descreva também suas principais atribuições e realizações naquela função. Comece pela empresa e cargo mais recentes (ou o atual, se você estiver empregado).

Exemplo:
SHOCK METAIS LTDA.
Encarregado de cobrança - 04/2008 a 10/08

Cobrança, pagamento a fornecedores e cadastros de clientes.


Cursos de aperfeiçoamento

Cite os cursos que você realizou, desde que tenham relevância para sua área de atuação. Não inclua os cursos que não são diretamente ligados à sua atividade profissional ou educacional, porque eles não serão considerados.

Exemplo:
•    Informática - Windows 2000 / MS Office 2000 / MS Project - Nome da Instituição, 2007
•    Matemática Financeira - Nome da Instituição, 2008
•    Produtividade em Contas a Pagar – Nome da Instituição, 2008


Idiomas

Cite os idiomas que domina, além do Português, e especifique o grau de fluência (básico, intermediário ou avançado). Elimine este campo caso você não conheça outros idiomas.

Exemplo:
•    Inglês e Espanhol (Domínio da leitura, escrita e conversação).


Informática

Especifique seu nível de familiaridade com informática e ferramentas/softwares que conhece e domina.

Exemplo:
•    Domínio como usuário do Windows, Word, Excel e Internet.

------------------------- Aqui termina o seu currículo -----------------------------


Lição 08 - Enriquecer ou sobreviver?

Texto bíblico: Josué 1.7-9

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO
   
“O dinheiro é mau

Um dos maiores erros sobre o dinheiro vem da má interpretação do que está escrito na primeira epístola de Paulo a Timóteo: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.’ Por causa desse texto, muitas pessoas acham que o dinheiro é mau. O dinheiro não é mau nem bom em si mesmo. O que o texto diz é que ‘o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males’. No mesmo texto, antes de fazer essa afirmação, Paulo denuncia o comportamento daquelas pessoas que querem ser ricas em função do abuso indiscriminado da piedade em benefício próprio e como fonte de lucro pessoal, e supervalorizam o dinheiro a ponto de amá-lo como a principal coisa de suas vidas. Salomão é categórico quando insinua que o amor ao dinheiro é uma prisão que gera a obsessão de sempre querer mais: ‘O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro.

O entendimento errado dessa verdade advém do fato de que as pessoas não lêem o que a Bíblia fez, mas lêem apenas o que querem que a Bíblia diga. Muitos crentes fiéis, direitos e santos pensam com sinceridade que Deus não quer que eles tenham dinheiro. Mas isso é um erro. Deus não somente quer que você tenha dinheiro, mas quer que você o tenha mais do que suficiente para suprir as suas necessidades e ainda sobre para investir no seu Reino e ajudar a outros. “Estarei repetindo este conceito por todo o livro, pela sua profundidade e pertinência, e pela necessidade que nós temos de compreendê-lo em sua essência e funcionalidade.” (As chaves do sucesso financeiro. CPAD. pp.148-149).

ATIVIDADES

Para introduzir a lição deste domingo, sugiro a realização de uma atividade que trabalhe as prioridades e as escolhas que fazemos. Aí vai uma sugestão adaptada do livro Técnicas de grupo de José Pedro Espada.

Elabore uma relação de opções para que os alunos marquem suas preferências. Para isso, você poderá utilizar os seguintes itens:

Hambúrguer x pizza
Sorvete de chocolate x de morango
Dia x noite
Sábado x domingo
Clima frio x quente
Dia ensolarado x dia chuvoso
Trabalho individual x grupo
Trabalhar em banco x colégio
Boa remuneração x satisfação pessoal

Depois, peça-lhes para se agruparem em cinco e compartilharem suas respostas. Enfatize que nossa vida é construída o tempo todo em cima das escolhas e decisões que tomamos. Por isso, é sempre bom refletir e orar a Deus antes de fazer qualquer coisa.


“Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.”    II Co 9.12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário