...................................................................................................
Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Aux. Osvaldo Feijó
Vice Dirigente: Aux. Francisco de Assis
Secretárias da E.B.D. : Gecilene e Enezita
Coordenação Pedagógica: Jaelson
..................................................................................................
Lição 06 - Deus me protege em casa
I. Leitura Bíblica 2 Reis 6.8-23
II. De professor para professor
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é que a criança aprenda que Deus nos guarda de todo o perigo.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave é “CASA”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu nos protege em nossas casas.
III. Para refletir
Por intermédio da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,
aprendemos que Deus sempre segura firmemente aqueles que nEle confiam.
Paulo experimentou a proteção de Deus quando seu navio foi arrastado
pelo tempestuoso e obscuro mar Mediterrâneo, e os discípulos conheceram o
poder do Senhor sobre as grandes tempestades.
Quando confiamos nos momentos mais desesperadores, também descobrimos sua fidelidade para conosco.
Professor, se você está atravessando uma fase difícil, não desanime! As circunstâncias que encaramos como revezes são, na maioria das vezes, o que nos lançam em fases de intenso crescimento espiritual.
IV. Conversando com o professor
O professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha. Observe, no quadro abaixo algumas características mentais da classe de maternal.
CARACTERÍSTICAS MENTAIS
|
RECOMENDAÇÕES AO PROFESSOR
|
Aquisição da linguagem,
com vocabulário limitado. Nos desenhos, fase das garatujas. Aprendizado a
partir de coisas concretas, que podem ser vistas, tocadas e percebidas.
Imaginação fértil e muita curiosidade. Diminuto período de atenção.
|
Permitir que se expressem por palavras e
através do desenho. Propiciar condições para que possam tocar e sentir.
Utilizar estórias nas quais possam participar como personagens. Variar
bastante as atividades, aproveitando os curtos períodos de atenção.
|
Extraído do livro Como Tornar o Ensino Eficaz, Antonio Tadeu Alves, CPAD.
V. Sugestões
As
crianças aprenderam que Deus nos protege em casa. Então, que tal fazer
uma atividade manual que reforce o ensino? A dobradura é um excelente
exercício psicomotor. Você vai precisar de folhas de papel ofício e
canetas hidrocor. Siga as instruções passo a passo e monte uma casa para
cada aluno. As crianças vão desenhar as portas e janelas. Durante a
atividade reforce o ensino de que Deus guarda as nossas casas e todos
que moram nela.
Lição 07 - Deus me protege ao brincar
I. Leitura Bíblica
1 Samuel 1.20-28
II. De professor para professor
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é que a criança aprenda que Deus a protege enquanto brinca.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave é “BRINCAR”.
Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu as
protege enquanto brincam, seja em casa ou na creche.
III. Para refletir
Como já é do seu conhecimento, o professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha. Então, vamos continuar observando algumas características da criança do maternal.
CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS
|
RECOMENDAÇÃO AO PROFESSOR
|
Maravilham-se
facilmente com pequenas coisas. Sentem medo de ameaças imaginárias. São
grandemente influenciáveis pelo meio ambiente e ressentem-se quando ele é
hostil. São dependentes e necessitam de afeto, carinho e segurança. Precisam de compreensão.
|
Propiciar
situações nas quais as crianças sintam-se seguras. Dar atenção
individual e procurar compreender as naturais inquietações que
apresentam. Falar com voz calma e diversificar as atividades. Tornar o
ambiente propício à confiança.
|
Extraído do livro Como Tornar o Ensino Eficaz, Antonio Tadeu Alves, CPAD.
IV. Conversando com o professor
Elaboramos uma lista de brinquedos
que podem ser utilizados em sua classe. Os brinquedos não precisam ser
caros. Ultimamente, muitos professores têm confeccionado, de modo bem
criativo, os brinquedos de sua classe utilizando sucata.
· Utensílios de jardinagem;
· Quebra-cabeça de madeira (peças grandes);
· Famílias de bonecas de diferentes raças;
· Roupas de bonecas com botões grandes e casas para abotoar; equipamento para médicos e enfermeiros;
· Quadro-de-giz;
· Corda para pular;
· Instrumentos musicais, tais como guizos, tambores, tantã e caixa de música;
· Blocos para empilhar;
· Bola;
· Boliche;
· Argila e massa de modelar;
· Brinquedos com areia e água.
V. Sugestões
Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe.
Providencie os visuais 7.1a e 7.1b. Mostre os mesmo e faça algumas
perguntas às crianças:
“Por que Samuel estava triste?”
(R: Isto mesmo! Ele tinha que morar longe da mamãe.)
“Samuel precisava ficar com medo?”
(R: Não! Deus protege Samuel. Ele também protege você.)
“Quem mora com Samuel no templo?”
(R: O pastor Eli.)
Recorde
como Deus protegeu Samuel. Ele protege você também ao brincar. Mesmo se
o papai e a mamãe não puderem ficar em casa com você, Deus o protege.
Repita com as crianças: Deus o protege ao brincar.
Lição 08 - Deus protege a minha família
Gênesis 6.13 — 8.22
II. De professor para professor
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Deus protege as nossas famílias.
• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave é “FAMÍLIA”.
Durante o decorrer da aula diga às crianças: “Papai do céu protege o
papai, a mamãe, o irmão, a irmã, e protege você também”.
III. Para refletir
Na Bíblia podemos citar diversos exemplos
do cuidado de Deus com as famílias. Um deles, que desejamos partilhar
com você, está narrado no livro de Gênesis a partir do capítulo 41 em
que José desvenda os sonhos de Faraó e o alerta que após sete anos de
fartura, haverá grande fome que consumirá a terra. Diante desta
situação, o líder do Egito decide acatar a sugestão de José e o coloca
como responsável em comandar todo o povo para estocar alimento nos sete
anos de bonança. Quando chegou o período da grande fome, toda a nação
egípcia estava salva da terrível fome. Deus, na sua soberania, havia
usado José através do dom de interpretação de sonhos para salvar
famílias do Egito e de outras nações e nisto também estava incluso a sua
própria família, como está relatado em Gênesis 42. Seus irmãos descem
ao Egito para comprar alimento. No desenrolar dos acontecimentos sua
família vai mais tarde para o Egito. Deus usa as situações mais difíceis
para mostrar o quanto Ele zela por aqueles a quem ama.
Não acontece conosco também? Quantas vezes
você já ouvi falar na sua igreja, de casos e testemunhos em que famílias
não tinham alimento algum em suas dispensas? Que estavam passando por
situação de privação de moradia e Deus usou, despertou e compungiu
pessoas e enviou-as para ajudar dando-lhes a provisão necessária. Deus
faz isto e muito mais.
As
famílias estão no coração de Deus. Afinal, foi projeto de Deus a
criação da família que se iniciou lá no jardim do Éden com o casal Adão e
Eva. Deus cria e também cuida da sua criação. O seu cuidado está além
do que pedimos ou imaginamos.
No livro “...e
fez Deus a família”, o autor Estevam Ângelo declara que: ”A proteção de
Deus impede que a ação do inimigo destrua a vida em família”. Devemos
sempre reconhecer as nossas limitações e nos colocarmos na dependência
total do Senhor, entendo que Ele é quem resguarda o nosso lar.
IV. Conversando com o professor
Como já é do seu conhecimento, o professor precisa conhecer as peculiaridades da faixa etária com a qual trabalha. Então, vamos continuar observando algumas características da criança do maternal.
CARACTERÍSTICAS SOCIAIS
|
RECOMENDAÇÃO AO PROFESSOR
|
Período
narcisista. A criança é egoísta e o centro de seu próprio mundo (quer
tudo para si). Brincam sozinhas ou em grupo de 2 componentes. São
afetuosas e carentes de amor. Apresentam sentimentos de raiva e de
frustração. Gostam de música e aprendem a imitar.
|
Estimula a
formação de hábitos, como a oração, obediência e compartilhamento.
Ensinar a prática do amor cristão. Demonstrar esse amor nas atitudes,
perante as crianças.
|
Extraído do livro Como Tornar o Ensino Eficaz, Antonio Tadeu Alves, CPAD.
V. Sugestões
Os
cânticos facilitam a aprendizagem e reforçam o ensino da lição.
Selecione cânticos que falem sobre Noé e sua família. Cante com sua
classe. Sugerimos para a aula de hoje o livro de cânticos “Cantando as histórias da Bíblia com a garotada feliz”, volume 1 editado pela CPAD.
“Porque a administração
deste serviço, não só supre as necessidades dos santos,
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.” II Co 9.12.
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.” II Co 9.12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário