Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

ADOLESCENTES - LIÇÕES 01, 02, 03, 04 E 05 - 2º TRIMESTRE


...................................................................................................
Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Aux. Osvaldo Feijó
Vice Dirigente: Aux. Francisco de Assis
Secretárias da E.B.D. : Gecilene e Enezita
Coordenação Pedagógica: Jaelson
.................................................................................................. 


Lição 01 - Eu tenho uma missão

Texto bíblico: Mateus 28.18-20

A grande comissão é a sublime expressão da soberana vontade de Deus e a razão da vinda de Cristo – a salvação do homem. Jesus, ao iniciar o seu ministério, convocou discípulos, preparou-os por cerca de três anos, capacitou-os para continuar a tarefa que Ele iniciara. A obra de Cristo não findou com a sua morte, ou com a sua ascensão ao céu. Muito pelo contrário, sua morte consumou o plano de Deus e ao ressurgir tornou-se vivificador e cabeça daquela que veio a ser sua representante entre os homens – a Igreja. Ao ascender aos céus, Jesus enviou o Espírito Santo, que capacitou os discípulos nesta obra tão árdua de comunicar os homens a salvação.

Professor, talvez os alunos questionem acerca do porque trabalhar na Grande Comissão, afinal eles não estavam lá quando os 12 foram chamados. Explique que discípulo é todo aquele que recebe a Jesus como salvador, é batizado e guarda todas as coisas que Ele ordenou, incluindo a comissão de fazer outros discípulos.

Texto adaptado do livro: Manual de Missões: Estratégias e métodos para vencer os desafios missionários de hoje, CPAD.


Lição 02 - É preciso amar

Texto bíblico: 1ª Coríntios 13.1-7,13

O amor é sofredor (paciente) para com as pessoas que nos provocam ou nos ferem. Não permite que surjam sentimentos, mesmo quando os males assolam. Ele caminha a segunda milha, oferece a outra face, suporta o insulto, é paciente com os que discordam, ou escarnecem, ou zombam (Mt 5.39,41). Reflete a paciência de Deus para com os pecadores: não pode ser irritadiço para com aqueles por quem Cristo morreu.

O amor não pára com uma mera paciência que tolera aqueles que amontoam abuso sobre abuso. É ativamente gentil, vence o mal com o bem (Lc 6.27; Rm 12.21), procura o que pode fazer pelos outros, põe-se a serviço de outros, encoraja os outros a falar e ministrar (1 Co 14.30,31).

O amor não é invejoso, nunca tem ciúmes, nunca expressa má vontade, malícia ou mau humor. Ele não trata com leviandade, nunca é fanfarrão, mas é verdadeiramente humilde.

O amor não se ensoberbece, não é orgulhoso, inchado ou convencido, nem é ávido por honra.

O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Sempre defende, sempre confia, sempre tem esperança, sempre persevera, suporta a pressão com fé e esperança ousadas. Vê onde é preciso ajuda e se coloca sob a carga sem que lhe seja pedido ou implorado. Fornece coragem sincera aos outros.

Professor se estas características (presente nos que amam e servem a Deus) parecem difíceis de se ter, lembremo-nos  de que podemos buscar a Deus para que Ele derrame o seu amor em  nosso coração pelo Espírito Santo (Rm 5.5). Aproveite e ore com os seus alunos, pedindo a Deus que os ensinem o verdadeiro amor.

Texto adaptado do Comentário Bíblico de 1 e 2 Coríntios, CPAD.

Lição 03 - Vamos conversar sobre evangelismo

Texto bíblico: Ezequiel 3.16-21

O profeta Ezequiel foi chamado para advertir aos indivíduos. Considere um homem ímpio. Se Ezequiel não o avisasse, e ele morresse, o homem sofreria as consequências da sua maldade – e Ezequiel seria culpado do seu sangue, de assassinato ou homicídio. Mas se Ezequiel avisasse o homem, o profeta não seria responsável, mesmo se esse homem continuasse obstinadamente no seu pecado. Livraste a tua alma (v.19) significa “salvou a sua vida”, “você está livre dessa culpa” ou “salvou a si mesmo”.

Professor, explique aos alunos que somos responsáveis em evangelizar, falar contra o pecado e ensinar o Plano da Salvação aos homens.

Como Ezequiel, devemos avisar aos justos para se desviar da injustiça e não praticar a maldade. Porque se o homem justo se desviar e morrer em seu pecado, as suas justiças que praticara não virão em memória (Comentário Bíblico Beacon, p. 439 CPAD).



Lição 04 - Vamos Conversar sobre Missões

Quando o povo ouviu a mensagem de Pedro, eles compungiram-se em seu coração. As palavras de Pedro eram: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado. A palavra grega para “arrepender” significa “modificar o seu pensamento” mudar sua atitude em relação a Deus, ao pecado, ao mundo, a si mesmo. Aqui, ela significa que o povo deveria mudar a sua atitude com relação a Jesus. Ao invés de rejeitá-lo, deveriam aceitá-lo como “Senhor e Cristo”, ou seja, o Seu Messias. Como testemunho público disso, eles deveriam ser batizados em nome de Jesus. Cada um de vós seja batizado significa, literalmente, “Que cada um de vós seja batizado”. Esta deveria se a etapa seguinte ao arrependimento, como no ministério de João Batista (Mc 1.4). Mas aqui o batismo deveria ser em nome de Jesus Cristo – um batismo cristão inconfundível. Isto deveria acontecer para perdão dos pecados.
 
Pedro testificava e exortava o povo para que salvasse daquela geração perversa. Os resultados foram espantosos. Quase três mil almas somaram-se ao relativamente pequeno grupo de crentes que tinham sido cheios com o Espírito naquele mesmo dia. Estes novos convertidos perseveraram na doutrina dos apóstolos, e na comunhão.
 
Professor converse com os alunos acerca da pregação do Evangelho a toda criatura. Explique que Cristo não veio apenas para um grupo específico. Os apóstolos eram de origem judaica, mas falaram do nome de Jesus aos que não pertenciam ao povo Judeu. Nós como servos de Deus devemos pregar o Evangelho até os confins da terra.

Bibliografia:
Comentário Bíblico Beacon, vl 7. CPAD


Lição 05 - Paulo, o Missionário por excelência!

Texto bíblico: Atos 9.1-12

Paulo era muito zeloso. Ele era um homem apaixonado pela obra de Deus, que mergulhava em tudo o que fazia. Antes de encontrar a Cristo no caminho para Damasco, Paulo (então conhecido como Saulo) perseguiu zelosamente os cristãos. Depois de sua conversão, vislumbramos em Filipenses 3 o desejo ardente de Paulo para conhecer a Cristo mais intimamente. Por todo o livro de Atos, vemos o compromisso intenso de Paulo para levar o Evangelho ao mundo.  Nas cartas de Paulo testemunhamos o esforço dele para ver os crentes crescendo em “toda a plenitude de Deus”.

O que capacitou Paulo a manter tal fervor espiritual? Ele havia sido capturado pelo amor de Cristo. Jesus era real para ele. Cristo salvou-o e deu-lhe uma missão. A vida de Paulo estava consumida pelo amor de Jesus.

Nós também fomos capturados pelo amor de Cristo. Por este motivo devemos nos esforçar para levarmos o Evangelho a toda criatura.
Professor, promova um culto evangelístico. Produza, juntamente com os alunos convites para o culto. Peça aos alunos que entreguem os convites pelas ruas próximas a igreja. O culto pode ser dirigido pelos adolescentes. Apresentem uma peça evangelística e louvores apropriados para evangelismo.

Texto adaptado do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD.


“Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos,
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.”    II Co 9.12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário