Igreja
Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor
local: Ev. Severino Amaro
Superintendência:
Pb. Samuel Bernardo
Dirigente
da E.B.D. Matriz : Aux. Osvaldo Feijó
Vice Dirigente: Aux. Francisco de Assis
Secretárias da E.B.D. : Gecilene e Enezita
Coordenação
Pedagógica: Jaelson
Utilize recursos didáticos:
COMO
PREPARAR UMA BOA AULA PARA CRIANÇAS NA EBD?
Ensina a
criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho
não se
desviará dele - Provérbios 22.6
A
resposta é: ame-as, e você estará apto a ser um bom mestre!
Se você
tem amor pelas crianças, saberá usar sua criatividade, e realizar atividades
condizentes com a idade delas.
Procure
sempre ser alegre nas aulas e tratar a elas com carinho, respeito e
consideração. Elas vão retribuir!
Utilize recursos didáticos:
- Coros relacionados com o ensino bíblico, de forma a fixar a lição.
- Atividades simples (como dobraduras, pintura, pequenos exercícios) – você obtém algumas gravuras e atividades em www.ebdonline.com.br/gravuras.htm.
- Ensine oração para as crianças (você fala, elas repetem).
- Cartazes e outros recursos visuais (fantoches, peças apresentadas p/ alunos).
- Memorização do versículo bíblico.
Quanto ao que ensinar – ensine a
Bíblia!
Observo
que não sou contra contar estórias para crianças na EBD (especialmente os
pequeninos – abaixo de 5 anos), mas o ideal é relatar e ensinar sempre assuntos
diretamente relacionados à história bíblica.
Comece
ensinando Gênesis (a criação, a queda, etc.), seguindo uma seqüência lógica. Em
datas especiais (Natal, Páscoa, etc.) ensine a relação do evento com a Bíblia.
Uma dica
preciosa: não se preocupe em ensinar demais, fatos, números, detalhes, etc.
Ensine objetivamente, uma coisa de cada vez, reforçando o tema.
Ore,
pedindo sabedoria no ensino. Ame seus alunos, crie um ambiente propício para o
aprendizado na classe e você será um (a) bom (a) professor (a)!
A AULA BÍBLICA
“Porque
a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos,
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.” II Co 9.12.
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.” II Co 9.12.
A execução do ensino é uma
tarefa de responsabilidade do professor, a ser feita com dedicação e amor.
Afinal, você está lidando com pessoas a quem Deus muito ama! Basicamente, a
aula bíblica é composta das seguintes etapas:
1. PREPARAÇÃO DO PROFESSOR;
Separe tempo, na semana anterior à
classe, para:
-
Oração
-
Leitura da lição
- Fixação dos objetivos da aula -
síntese do que o aluno aprenderá – Exemplo:
Aula
sobre o valor da oração
Síntese
do ensino – a oração é importante porque é um recurso que Deus nos dá para
nosso crescimento e vitória espiritual.
Aplicação
prática: levar o aluno a orar, diariamente.
- Preparação da aula em si (recursos
didáticos, interações com os alunos, planejamento da aula) – buscando despertar
o interesse do aluno e motivá-lo para a aprendizagem.
2. NA CLASSE:
O professor
precisa chegar com antecedência de 15 minutos, para prepara os materiais e
ajustar o local (arrumação de cadeiras, ventilação, iluminação, etc.).
Ao entrarem os
alunos, postado á porta, cumprimenta-os pelo nome e mostra satisfação em que eles
tenham vindo.
Anota os nomes
dos presentes e, se houver visitantes, nome e endereço.
A seguir, no
horário exato, inicia a aula com uma oração. Então procede com a aula
propriamente dita:
1. Leitura Bíblica
É o texto
bíblico no qual se baseia a história da lição. A leitura sempre é recomendada,
mesmo que depois o professor conte a história posteriormente.
Caso a leitura
seja longa, e os alunos de pouca idade, pode-se abreviar ou lê-la de modo
dinâmico (exemplo: se há 2 personagens, o professor e um aluno escolhido lêem
responsivamente o trecho da fala respectiva a cada personagem).
2. Apresentação do tema ou
da história
Pode-se iniciar
a aula com perguntas sobre o texto, o com uma explanação direta sobre o mesmo.
Caso a aula seja
sobre história bíblica, sugere-se utilizar figuras ou outros recursos para
tornar atraente o ensino.
É importante o
professor ter em mente que esta não é somente a hora de se contar uma história,
mas sim o momento de transmitir ao aluno as verdades divinas.
3. Ponto de Contato -
Aplicação da Lição
É o momento de
fazer um fechamento do assunto ou da história bíblica, destacando lições que se
apliquem ao dia-a-dia e à faixa etária de seus alunos.
Também, você
pode aproveitar para avaliar o que aprenderam fazendo perguntas aos seus
alunos.
4. Atividades
É hora de usar a
revista do Aluno, caso houver. O professor deve dar muita atenção ao aluno
nesta fase. É neste momento que ele vai dar o retorno de tudo o que aprendeu e
você, professor, poderá avaliar, também, seus procedimentos didáticos e, quem
sabe, se for o caso, reestruturá-los.
5. Memorização do Texto
É o momento de
os alunos memorizarem o texto áureo. Utilize um suporte visual para essa parte
(cartaz ou gravuras).
6. Encerramento
É o último
contato em sala e você deve proceder de tal forma que seu aluno perceba sempre
uma porta aberta para ele voltar e, de preferência, trazendo visitantes.
Apresentam-se os
visitantes e lembram-se dos aniversariantes.
Sempre
encerre sua aula com uma oração, dê oportunidade para um aluno fazê-la.
Não
se esqueça de despedir os alunos com sorriso e cordialidade, manifestando
sincero desejo de revê-los na próxima aula!
Em tempo:
Utilize cartazes, recursos didáticos,
exercícios variados, brincadeiras. Faça uso desses recursos e você verá como
sua aula ficará movimentada e seus alunos muito mais motivados.
“Porque
a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos,
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.” II Co 9.12.
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.” II Co 9.12.
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