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segunda-feira, 30 de abril de 2012

JUVENIS - LIÇÕES 01, 02, 03, 04 E 05 - 2º TRIMESTRE


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Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Aux. Osvaldo Feijó
Vice Dirigente: Aux. Francisco de Assis
Secretárias da E.B.D. : Gecilene e Enezita
Coordenação Pedagógica: Jaelson
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Lição 01 - Qual a minha vocação? Eis a questão...

Texto Bíblico: 2 Timóteo 1.3-9

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“No seu estilo, aflito e característico, Marcos (no espaço de apenas 34 versículos) nos apresenta a ascensão meteórica de Jesus, praticamente da obscuridade à fama nacional. Jesus era um herói. Esse insignificante filho de um carpinteiro de Nazaré tornou-se extremamente famoso e procurado. Você imaginaria que Jesus estivesse emocionado com o progresso. Ele está a apenas alguns dias no ministério, e já tem a atenção de todos. Eu sei que, se fosse eu, teria me sentido no topo do mundo — bem-sucedido e competente.

De manhã muito cedo, Jesus encontrou um lugar tranqüilo para orar. Quando os discípulos despertaram, ficaram ansiosos, porque não encontravam Jesus, e o povo queria mais. Não é neste ponto que devemos correr para atender as necessidades do povo? Nós fazemos isso todo o tempo.

Mas ouça: Achando-o, [os discípulos] lhe disseram: ‘Todos te buscam’. E Ele lhes disse: ‘Vamos às aldeias vizinhas’. Como Ele pôde dizer isso? Isso era em razão da frustração com o com o povo? Não. Ouça o motivo: ‘Para que eu ali também pregue, porque para isso vim. ’ Propósito. Missão. Foco. Vocação.

Quando examino a diferença entre a maneira como Jesus respondeu e como eu teria respondido, vejo-me confrontado com a diferença entre ser chamado e ser impulsionado. A qualidade de ser impulsionado é o impulso insaciável de fazer mais e de ser mais. É um impulso que é freqüentemente mascarado por motivações de sacrifícios, mas na realidade, surge de profundos sentimentos de inadequação.

Jesus estava claramente e de modo firme centrado no que o Pai lhe tinha pedido para fazer. Ele conhecia o seu chamado. Compreendia a sua missão. E é por isso que, quando a multidão clamava, pedindo a sua atenção, Ele pôde dizer: ‘Vamos para outro lugar.’ Não foi por desinteresse pela multidão. Foi por uma visão clara e cristalina do que o Pai lhe tinha dito que fizesse.

Você tem uma compreensão clara e segura de quem você é, em Cristo, e do que Ele lhe pediu que fosse e fizesse? Se não tem, será dissuadido pelas expectativas das pessoas.” (O que um pastor deve fazer. CPAD. p.15)

ATIVIDADES

Para auxiliá-lo na preparação de suas aulas, recomendo a leitura dos livros que foram utilizados na elaboração deste comentário. Portanto, aí segue a lista:

O que você pode fazer na Plenitude do Espírito?
Redescobrindo o Ministério Pastoral
Teologia Sistemática de Eurico Bergstén
Panorama do Pensamento Cristão
Verdade Absoluta
Você & Deus no Trabalho
Respostas às Dúvidas de seus Adolescentes de Charles Colson, o tópico 48 do capítulo 6 do livro.
A mordomia cristã
Um salmo em seu coração
Comentário Bíblico Beacon
Comentário Bíblico de Romanos
Comentário Bíblico de 1 e 2 Coríntios
Guia Prático de Missões
Como ser um missionário
Manual de Missões
É possível ser feliz
O plano de Deus para você


Lição 02 - Qual é o meu dom?

Texto bíblico: 1 Coríntios 12.4-11, 28-31

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

Recomendo a leitura do comentário de 1 E 2 Coríntios, escrito pelo Dr Stanley Horton.

“Paulo não diz que estes nove dons são os únicos e nem os apresenta em alguma ordem de importância. São apenas exemplos da declaração do versículo 4. Todos são manifestações de um Espírito Santo. O interesse de Paulo é que cada crente tenha uma parte no ministério do Espírito, como o capítulo vai mostrar. Eles não são dados como um depósito no corpo de crentes. São dados a indivíduos. No entanto, eles não são para o benefício dos indivíduos, mas para o benefício do corpo, para a edifica-lo espiritual e numericamente. Eles são soberanamente dados pelo Espírito Santo como Ele quer (determina ou lhe agrada) e não como o crente quer ou deseja; só Ele sabe o que é verdadeiramente necessário e Ele usa quem Ele quer (Cf Jo 3.8).” (1 e 2 Coríntios. CPAD. p.118)

“ATRAINDO OS ALUNOS

‘A luz dos olhos alegra o coração.’ (Provérbios 15.30)

Lena Caldwell ficou diante da classe. "Pessoal, sei que alguns de vocês nunca gostaram de matemática, mas estou aqui para dizer-lhes que estes dias chegaram ao fim. Eu adoro matemática. Além disso, eu garanto que vocês também vão adorar". O seu sorriso encontrou olhares que diziam que ela era mentalmente instável, mas ela continuou. "Vocês estão pensando que estou louca, mas esperem. Quem gosta de jogar?" Mãos se ergueram pela sala. Então Lena ensinou-lhes um jogo - sobre matemática, sem que seus alunos soubessem - e eles se divertiram muito. Mãos se ergueram novamente quando ela perguntou quem tinha gostado do jogo. "Vocês sabem de uma coisa? Vocês acabam de aprender fatoração".

O entusiasmo é contagioso, e não deve ser falso. Quando você é apaixonado pelo seu tema, quando os alunos vêem que você acha isso interessante e importante, você os atrai. Não é necessário "vender" nada, somente transmitir o seu fervor, o seu zelo. Se essas coisas parecem faltar, comece com um sorriso. Esta simples ferramenta faz maravilhas. E quando você encontrar o humor no seu tema, e nas situações cotidianas, magne¬tizará o interesse dos seus alunos como ninguém mais poderá fazer.

Como cristão, a sua paixão pela vida deve ser eviden¬te em tudo o que você faz e diz. Afinal, você pertence ao Senhor do universo, e Ele tem planos pessoais e maravilhosos para a sua vida. Aquele Deus que criou os girassóis e as estrelas lhe ama como se você fosse seu próprio filho. É perfeitamente aceitável ficar entusiasmado com isso!

Ensinar significa compartilhar a criação gloriosa de Deus, a história do pó da terra que Ele transformou em homens. Quando você sentir esse poder na sua vida diária, por meio da oração, da Palavra de Deus, do seu Espírito, os outros irão perceber alguma coisa diferente em você. Eles até mesmo poderão perguntar o que é.” (Graça diária para professores. CPAD. p.115).


Lição 03 - Por que trabalhar?

Texto bíblico: Gênesis 1. 28; Eclesiastes 5.12-19; 2 Tessalonicenses 3.6-12

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“Uma vez não é suficiente” — O Princípio da Repetição

O ensino eficiente depende da repetição constante da verdade que está sendo ensinada

Retemos aquilo que ouvimos com freqüência. Ao ensinar uma criança, não é suficiente lidar com algo apenas uma vez. É necessário voltar ao assunto — novamente — e novamente — e novamente — especialmente com crianças mais novas. Lições estudadas apenas uma vez logo serão esquecidas. Mas o que for visto repetidamente, se tornará parte do conhecimento de alguém, e será permanentemente relembrado e utilizado. O homem que circula por todo país arrumado letreiros de outdoors, que mostram em letras garrafais o nome de um produto, não está perdendo tempo ou dinheiro. A propaganda da televisão que repete a mesma figura e vinheta vez após vez sabe o que está fazendo. Ele sabe que quanto maior o número de vezes que o nome do produto for visto pelas pessoas, maior será a simpatia do nome por parte das pessoas, maior será a simpatia do nome por parte das pessoas da próxima vez que forem a uma loja para comprar este tipo de artigo.

Charles Spurgeon contou a história de uma visita que ele fez quando menino ao seu avô fazendeiro. Ele olhava seu avô trabalhar nos campos e estava especialmente interessado em ver seu método de plantar ervilhas. Em cada buraco cavado na terra, o avô colocava três ervilhas. Isso deixou o jovem Charles curioso, e perguntou ao seu avô porque ele devia colocar três ervilhas em cada buraco, e perguntou ao seu avô porque ele devia colocar três ervilhas em cada buraco, quando esperava que apenas uma delas crescesse! Não era desperdício?

Seu avô respondeu: — Uma ervilha é para os pássaros; uma é para as minhocas e a terceira irá crescer.
Quando Charles Spurgeon falou aos seus professores de Escola Bíblia, ele aplicou esta história a eles. Ele disse que eles precisavam semear verdades inúmeras vezes. Uma “semente” pode ser removida “pelos pássaros do céu”. Satanás atrapalha constantemente as crianças de ouvirem e compreenderem a verdade de Deu. Uma semente pode ser devorada por “minhocas”. A fragilidade da mente humana faz com que ela vagueie e não aprenda o que acaba de

ATIVIDADES
Para esta semana, sugiro uma dinâmica de grupo que vai trabalhar a capacidade de memorização dos alunos.
Peça aos alunos para formarem um círculo. Pergunte se há um voluntário para iniciar a atividade e solicite que ele ou ela cite uma profissão, a próxima pessoa ao seu lado esquerdo deverá repetir a profissão mencionada e citar outra profissão diferente. O terceiro na seqüência deverá citar as profissões anteriores e acrescentar mais uma e assim por diante. Aquele que falar na seqüência errada ou repetir uma profissão já citada deve sair do círculo. Prossiga até que haja um campeão da memória.

Explique aos alunos que é mais fácil memorizar palavras que são mais fáceis de serem visualizada, tais como: casa, igreja, rua etc.


Lição 04 - O que me espera?

Texto bíblico: Gênesis 2.15-17; 3.17-19

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

Um assunto abordado na lição é “Competências”. Para auxiliá-lo na compreensão deste assunto, aí está um texto e a sugestão de uma atividade, que você poderá adaptar a sua realidade. O site de onde foi retirado o texto também pode auxilia-lo bastante ao longo deste trimestre.
 
Instituto ProA desenvolve competências exigidas pelo mercado de trabalho
 
Por Instituto ProA

O atual momento do mercado exige profissionais preparados não só pela formação técnica, mas também capazes de lidar com os desafios de um ambiente cada vez mais incerto e dinâmico. Pensando nisso, o Instituto ProA acrescentou à qualificação profissional oferecida em seus cursos o desenvolvimento das competências requeridas para enfrentar esse novo ambiente: criatividade, comunicação, resolução de problemas, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, iniciativa, persistência, disciplina e organização.
 
Segundo a coordenadora do ProA, Sandra Almeida, o diagnóstico de competências acontece no processo seletivo e na conclusão do curso para avaliar o desenvolvimento dos alunos. "Desta forma, além de mapear as competências que mais precisam ser desenvolvidas ao longo do curso, conseguimos mapear o desenvolvimento individual antes e depois da formação", afirma.
 
A principal iniciativa para o desenvolvimento dos alunos é a elaboração do plano de uma empresa fictícia.  Em grupos, os alunos encaram o desafio de planejar a operação de uma empresa de serviços.
 
O aluno Jorge Souza superou as expectativas em todas as competências avaliadas ao final do curso e levou o prêmio de mérito. Ele e mais quatro colegas desenvolveram a EDSI - Empresa de Desenvolvimento e Solução em Informática, que oferece serviços de manutenção de computadores.
 
Jorge reconhece a importância da elaboração desse projeto em sua formação. "Tenho facilidade para trabalhar em equipe, o que me ajudou. Vi que meus colegas, com mais dificuldade, se desenvolveram bastante. O mais divertido foi aplicar as matérias que vimos em sala. Todo o conteúdo foi aproveitado".
 
Para ele, a maior dificuldade é a tensão na hora da apresentação: "Nossos pais e professores estão lá para nos ver. Depois que terminei, senti o peso de seis meses de curso nas costas", reconhece.
 
Para a consultora Claudia Duarte, da Plena Consultoria, responsável pelo diagnóstico dos alunos, "ver o jovem entrar com a necessidade de aprender a relacionar-se, comunicar-se e vê-lo regressar com direção e auto-estima elevada é extremamente gratificante". De acordo com a consultora, experiências como a elaboração de projetos contribui para a aproximação do jovem com o mercado de trabalho. "O mercado busca jovens com determinação, confiança e flexibilidade, além, é claro, de uma boa qualificação profissional".”

CRÉDITO: http://buscajovem.org.br/noticias/instituto-proa-desenvolve-competencias-exigidas-pelo-mercado-de-trabalho


Lição 05 - Prepare-se! É hora de escolher!

Texto bíblico: Provérbios 16.1-3

 CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO
 Se você não tiver como levar um psicólogo para aplicar um teste vocacional em sua turma, utilize o modelo abaixo retirado do site: http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp
Testes vocacionais não fazem milagres, não têm poder de apontar uma única profissão a ser seguida - os que fazem são picaretas - mas são um bom norte acerca de aptidões e interesses. Fazendo perguntas, muitas vezes de aparência tola, os testes conseguem colher pistas das impressões de uma pessoa sobre um campo profissional. O questionário abaixo é um teste vocacional dos mais empregados. Você lerá uma série de atividades apresentadas aos pares, com letras "A" e "B". Algumas dessas atividades parecerão estranhas, mas não estão aí à toa. Lendo as alternativas, assinale "A" ou "B", estando livre também para marcar as duas ou nenhuma.
 
 
Grupo I - Você prefere
Grupo II - Você prefere
A - ler sobre eletricidade 
B - ler sobre física nuclear 
A - observar planetas no telescópio
B - observar células no microscópio 
A - ler sobre a fabricação de tintas
B - ler sobre métodos de calcular 
A - obter uma bolsa para estudar química 
B - obter uma bolsa para estudar educação 
A - fazer o projeto de um novo viaduto 
B - traduzir um romance 
A - fazer experiências num laboratório de física 
B - fazer modelagem e desenho 
A - conhecer as leis da genética 
B - conhecer o funcionamento de um motor 
A - visitar um laboratório de microbiologia 
B - ir a uma exposição de produtos
A - estudar a respiração dos peixes
B - aprender a trabalhar com máquinas de     calcular 
A - analisar as propriedades terapêuticas das     frutas 
B - fazer um estudo sobre desemprego 
A - ler sobre a reprodução das aves
B - ler sobre literatura 
A - fazer experiências com plantas 
B - fazer decoração e paisagismo
A - ler sobre mecânica 
B - ler sobre física quântica 
A - estudar os ossos e músculos do corpo     humano 
B - conhecer o mecanismo das máquinas em     geral 
A - resolver quebra-cabeças matemáticos
B - resolver quebra-cabeças com objetos 
A - visitar um orfanato 
B - visitar um museu de ciências 
A - ler obras de escritores famosos 
B - conhecer trabalhos de físicos famosos 
A - visitar uma galeria de arte 
B - conhecer um novo aparelho de laboratório 
A - estudar a composição da atmosfera 
B - estudar o DNA 
A - ir a um laboratório de análises clínicas 
B - assistir a uma palestra sobre imunologia 
A - determinar o custo de uma nova máquina 
B - pesquisar a cura da Aids 
A - estudar a causa da delinqüência juvenil 
B - observar o comportamento dos animais 
A - obter uma bolsa de literatura 
B - obter uma bolsa de biologia 
A - ler a seção de variedades de um jornal 
B - ler sobre a importância das vitaminas 
+ = 
+ = 
 
GRUPO III - Você prefere: 
GRUPO IV - Você prefere: 
A - visitar um asilo de velhos 
B - visitar uma usina nuclear 
A - estudar o problema do menor abandonado 
B - observar o comportamento dos insetos 
A - entrevistar famílias sobre educação dos     filhos 
B - organizar e tabular pesquisas 
A - ajudar a resolver problemas de crianças 
B - ajudar famílias de migrantes a se adaptar 
A - ser voluntário em programas 
    de adoção de menores 
B - participar de cursos de redação 
A - ler sobre a produção de drogas 
B - ler sobre arte clássica 
A - ler obras de romancistas consagrados 
B - conhecer trabalhos de prêmios Nobel de     física 
A - estudar a história da pintura 
B - estudar a história da ciência 
A - pertencer a um grupo literário 
B - pertencer a um grupo da Internet     especializado em finanças 
A - aprender um idioma estrangeiro 
B - aprender um novo sistema de catalogar     animais 
A - fazer um curso de literatura moderna 
B - assistir a um curso de gramática 
A - escrever uma peça teatral 
B - trabalhar numa peça 
A - obter uma bolsa de estatística 
B - obter uma bolsa de pedagogia 
A - analisar a composição dos alimentos 
B - analisar as causas do desemprego 
A - calcular o aumento do custo de vida 
B - estudar a condição social 
    do trabalhador 
A - ajudar a combater a mendicância 
B - ajudar na educação de favelados 
A - estudar informática 
B - estudar novo método para erradicar o     analfabetismo 
A - desenhar modelos de roupas 
B - ensinar crianças a se orientar no trânsito 
A - projetar uma estrada 
B - recitar poemas 
A - ler sobre protozoários 
B - ler sobre poesia 
A - escrever uma tese de química 
B - escrever uma novela 
A - participar de programas de recuperação de     drogados 
B - participar de um curso de arte 
A - estudar regras de estilo e oratória 
B - estudar literatura e interpretação 
    de texto 
A - criar modelos de cartões-postais 
B - criar frases originais para esses cartões 
+ = 
+ = 
 
GRUPO V - Você prefere: 
A - visitar uma exposição de escultura 
B - conhecer um novo tipo de fax 
A - ler sobre cinema e teatro 
B - ler sobre avanços tecnológicos 
A - colecionar reproduções de pintura 
B - colecionar gráficos da inflação 
A - criar designs de objetos 
B - criar campanhas de trânsito 
A - bolar um novo tipo de cenografia para     dança 
B - bolar uma nova iluminação 
    para palco 
A - inventar estampas para tecido 
B - criar desenhos para histórias 
    em quadrinhos 
A - fazer experiências num laboratório de     química 
B - fazer desenho e gravura 
A - testar a resistência dos materiais 
B - fazer decoração de ambientes 
A - trabalhar com computador 
B - desenhar os móveis de uma casa 
A - ler sobre o efeito estufa 
B - ler sobre a história da música 
A - redigir um roteiro de cinema 
B - trabalhar num filme 
A - criar desenhos para embalagens de produtos 
B - criar ilustrações para artigos da imprensa 
+ = 
 
RESPOSTA DO TESTE 
É hora de descobrir as profissões para as quais você demonstra certa inclinação. Transporte os totais assinalados em cada grupo de respostas da página anterior para os espaços abaixo. Veja onde você fez mais pontos e, usando como critério a tabela ao lado, confira a sua vocação 
0 a 3 pontos - interesse pequeno 
4 a 6 pontos - interesse moderado 
7 a 9 pontos - interesse grande 
10 a 12 pontos - interesse muito forte 
 
 
GRUPO

Queda para o campo das ciências físicas, que abrange profissões como engenharia, física e computação, por exemplo 
GRUPO
2
 

Mostra interesse pela área de biológicas, ou seja, por medicina, biologia, odontologia etc. 
GRUPO
3
 

Tem maior inclinação para a área de humanas, como direito, psicologia, sociologia, economia e administração 
GRUPO
4
 

Exibe maior interesse por profissões ligadas ao uso e domínio da língua (oral e escrita), como publicidade, relações públicas, jornalismo, letras etc. 
GRUPO

Tem interesse por atividades artísticas, como cinema, teatro, música, arquitetura e artes plásticas 
 
É normal que você demonstre interesse por mais de um campo de conhecimento. A combinação de dois ou mais interesses, muitas vezes com pontuação idêntica, não deve confundi-lo. Ao contrário, o cruzamento dos campos pode ser esclarecedor. Se a sua primeira área de interesse é o grupo 1, das ciências físicas, e o grupo 5, das atividades artísticas, os especialistas afirmam que isso pode indicar profissões que associem técnica e arte, como arquitetura. Interesse forte por biológicas combinado à área de humanas pode ser indicativo de uma tendência para o exercício da medicina ou de biologia vinculada à saúde pública.
 
Outro site que você indicar para seus alunos fazerem é o: www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm



“Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos,
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.”    II Co 9.12.

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