Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

MATERNAL - LIÇÕES 01, 02, 03 e 05 - 2º TRIMESTRE

...................................................................................................
Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Aux. Osvaldo Feijó
Vice Dirigente: Aux. Francisco de Assis
Secretárias da E.B.D. : Gecilene e Enezita
Coordenação Pedagógica: Jaelson
..................................................................................................

Lição 01 - Jesus agrada ao Papai do céu

I. Leitura Bíblica 1 Samuel 19.8-18

II. De professor para professor

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança compreenda que Deus é o nosso protetor.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave é  “PROTEÇÃO”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu nos protege do trovão, do cachorro...


III. Para refletir

•    Professor, é hora de preparar a sala para a primeira aula do trimestre. A decoração deve ser nova, enfocando o tema das treze lições: “A Proteção e o Cuidado de Deus”. Este tema deve começar a ser delineado e fixado no coração das crianças a partir desta primeira aula.

•    Seus alunos vão ter a oportunidade ímpar de aprenderem que o Deus que tudo criou nos protege. Infelizmente, muitas crianças já vivem situações de risco, e sentem-se ameaçadas pela maldade de algum familiar ou pela violência do bairro onde moram. Mesmo aquelas que desfrutam da bênção de um lar saudável e de uma vida sem sustos não estão isentas de experimentar o medo.

• Converse com as crianças: “O que você sentiu na última vez que caiu uma tempestade?” “Você ficou com medo?” “Do que você tem medo?” (Ouça com atenção às crianças e não menospreze seus temores.) Diga: “Da próxima vez que você tiver medo, peça a Jesus para estar com você. Peça que Ele lhe dê coragem, pois Ele está com você”.

IV. Conversando com o professor

Por que o rei Saul estava com ciúme de Davi?

Depois que Davi matou Golias, o povo começou a cantar “Saul matou os seus milhares, e Davi os seus dez milhares!” Saul aborreceu-se por Davi ter se tornado tão popular; na verdade, parecia que todos gostavam mais de Davi do que dele. Isto deixou Saul com ciúme. Este ciúme o transformou numa pessoal cruel e traiçoeira. Durante anos, ele tentou matar Davi. Devemos tomar cuidado e contentar-nos com o que Deus fez por nós, e não nos tornar ciumentos dos outros.

Trecho extraído de:
Bíblia do Adolescente, Aplicação Pessoal
. Rio de Janeiro, CPAD.

V. Sugestões

Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie o visual 1.1a e 1.1b. Mostre os mesmos e faça algumas perguntas às crianças. Sugestões de perguntas:
“O que as pessoas diziam quando Davi passava?” Isso mesmo, elas diziam: “Davi é campeão!” “Davi é campeão!” (Leve-as a repetir o refrão.)
“Quem ajudou Davi a escapar pela janela?”
“Quem protegeu Davi?”
“Quem nos protege?” (Repita com a turma o versículo que foi memorizado. Utilize o visual do guarda-chuva.)


Lição 02 - Jesus escolhe seus ajudantes

I. Leitura Bíblica Marcos 6.45-51
II. De professor para professor
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança vença o medo de chuvas e trovões, crendo que Deus a protege na tempestade.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave é  “TEMPESTADE”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu nos protege na tempestade.
III. Para refletir
Os discípulos ficaram surpresos ao ver Jesus caminhando sobre as águas. Mas deveriam saber que Ele os ajudaria quando estivessem em dificuldades. Embora tivessem perdido Jesus de vista, Ele não os perdeu. Sua preocupação com os discípulos venceu a falta de fé que demonstraram. Da próxima vez que estiverem em “águas profundas”, lembre-se que Cristo conhece sua luta e se preocupa com você.
Os discípulos tinham medo, mas a presença de Jesus acalmou seus temores. E nós, tentamos resolver sozinhos os problemas ou permitimos que Jesus nos ajude? Em ocasiões de medo e de incerteza é muito tranqüilizador saber que Cristo está sempre conosco (Mt 28.20). Reconhecer a presença de Cristo é o melhor antídoto para o medo.

Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.
IV. Conversando com o professor
O professor da Escola Dominical é diferente do que ministra no ensino secular. Você está lidando com a Palavra de Deus – a mensagem que transforma vidas. E é necessário, no dia-a-dia, reservar parte do seu tempo para cultivar uma comunhão íntima com o Senhor. Se não tem buscado a presença do Mestre como deveria, pense um pouco a respeito. Lembre-se de que os servos de Deus mais usados por Ele viviam em oração e meditavam nas Escrituras (Sl 55. 17; Dn 6.10).

Trecho extraído de:
Lições Bíblicas Juvenis, Mestre 1. Rio de Janeiro, CPAD.

V. Sugestões
Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie o visual 2.1a e 2.1b. Mostre os mesmos e faça algumas perguntas:

“Por que os discípulos estavam com medo?”
“Quem ajudou os discípulos?”
“Quem os discípulos pensaram que Jesus fosse?”
“Quem nos protege?” (Repita com a turma o versículo que foi memorizado. Utilize o visual do guarda-chuva.)
Jesus protegeu os discípulos no meio de uma tempestade. Vamos louvá-Lo fazendo um bonito desenho? Peça que as crianças desenhem e pinte a parte da história que mais gostaram

Lição 03 - Jesus transforma água em vinho

I. Leitura Bíblica 1 João  5.18; Lucas 22.31,32
II. De professor para professor
Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança aprenda que é filha de Deus, por isso o Diabo não lhe pode fazer mal.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave é  “MAL”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu nos protege de todo o mal.
III. Para refletir
Para o nosso fortalecimento espiritual, vamos meditar mais profundamente no versículo desta semana? Na lição, passamos apenas aquilo que uma criança do maternal é capaz de digerir em uma aula. Entre nós, porém, o alimento pode ser mais sólido, não é mesmo? O versículo completo diz: “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não o toca” (1 Jo 5.18). Vejamos o que a  Bíblia de Aplicação Pessoal diz sobre este texto: É claro que os crentes cometem pecados, porém involuntariamente. Pedem a Deus para perdoá-los, e então continuam a servir ao Senhor. Deus livrou-nos da escravidão de Satanás, e nos mantêm protegidos dos ataques contínuos dele. Graças a Deus! Pertencemos a Cristo é o maligno não tem poder sobre nossas vidas.

Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.
IV. Conversando com o professor
Não esqueça:
- Ore, medite na Palavra de Deus e estude a lição.
- Separe os visuais e os cânticos que serão utilizados.
- As atividades apresentadas na sua revista são apenas sugestões. Você conhece bem sua classe, por isso, poderá elaborar novas atividades. Porém, ao esqueça de preparar tudo com antecedência. Observe com atenção a lista de material.
V. Sugestões
Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie o visual 3.1. Mostre o mesmo e faça algumas perguntas às crianças:
“O que Jesus estava dizendo para Pedro e João?”
(R: Eu vou estar sempre com vocês.)
“O Diabo queria o bem de Pedro e João?”
(R: Ele queria fazer mal para Pedro.)
“Jesus protegeu Pedro?”
(R: Sim.)
“Quem nos protege?” (Repita com a turma o versículo que foi memorizado. Utilize o visual do guarda-chuva.)
O Diabo é o Maligno. Ele está sempre tentando nos fazer mal. Mas Jesus está sempre pedindo a Deus para nos guardar.

 

Lição 05 - Jesus cura o dodói de Bartimeu

Leitura Bíblica Êxodo 13.17-22
II. De professor para professor

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é que a criança aprenda que Deus nos protege de qualquer perigo que nos ameace durante o dia.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave é “DIA”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu nos protege durante o dia.


III. Para refletir

O Senhor ia adiante do seu povo em uma coluna, como presença da majestade divina. Aqueles a quem Deus leva a um deserto não serão por Ele abandonado, nem deixará que se percam ali, mais cuidará de guiá-los na travessia. Foi uma grande satisfação para os israelitas terem a segurança de estarem sob a direção divina. Aqueles que têm como objetivo glorificar a Deus, como determina a sua Palavra, e confiar no Espírito Santo como guia de seus afetos, e à providência de Deus como guia de seus assuntos, podem estar seguros de que o Senhor irá adiante deles, ainda que não possam ver com os olhos: devemos agora viver por fé.

Extraído de Comentário Bíblico Mattew Henry, CPAD.

IV. Conversando com o professor

Com a maturidade, a criança, em geral, lida melhor com as situações difíceis. Tem medo do abandono, mas lida bem com a idéia de morte e faz perguntas diretas a esse respeito, especialmente se perde um amigo, parente ou animal de estimação, o melhor a fazer é ser honesto, mostrar que entende a sua dor, e deixá-la viver o luto. Com relação ao medo, ela mostra-se mais corajosa, mas ainda é perfeitamente razoável que ela procure o conforto da luz, a cama dos pais, e certificar-se de que há adultos por perto.

Como já tem idade para entender as conseqüências das brigas, a criança também pode ficar com medo de que o conflito entre seus pais termine em separação e divórcio. Muitas vezes ela pode se responsabilizar pelo conflito, culpando-se pelos problemas. Pode vir a achar que está em seu poder solucionar o conflito, que seu papel é manter a família unida, no que deve ser refutada pelos pais, já que esta tarefa é deles!”

CRUZ, Elaine - Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes, CPAD.

V. Sugestões
Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie o visual 5.1. Mostre o mesmo e faça algumas perguntas às crianças:
“Como é que Deus protege à noite seu povo?”
(R: Isto mesmo! Durante a noite, Deus vai adiante deles numa coluna de fogo.)
“Como Deus protege o seu povo durante o dia?”
(R: Deus os protege com uma nuvem.)
“O que você tem medo durante o dia?”
(R: A resposta é pessoal. Depois de ouvir as crianças repita, juntamente com elas o versículo que foi memorizado. Utilize o visual do guarda-chuva.)
Recorde como Deus protegeu o povo de Israel no deserto durante o dia: Deus ia adiante deles numa nuvem. A nuvem não os deixava sentir calor. Ficava bem fresquinho. Repita: Durante o dia, enquanto você brinca, Deus o protege. 

 
“Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos,
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.”    II Co 9.12.



Nenhum comentário:

Postar um comentário