Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

JARDIM DE INFÂNCIA - LIÇÕES 01, 02, 03 E 05 - 2º TRIMESTRE

...................................................................................................
Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Aux. Osvaldo Feijó
Vice Dirigente: Aux. Francisco de Assis
Secretárias da E.B.D. : Gecilene e Enezita
Coordenação Pedagógica: Jaelson
.................................................................................................. 
 

Lição 01 - Uma casa para Deus

Leitura Bíblica Gênesis 12.1-9

I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que a obediência a Deus resultará em bênção.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “OBEDECER”. Durante o decorrer da aula diga: “Devemos obedecer a Deus”.
II.Saiba Mais

•    Prezado professor, estamos iniciando um novo trimestre, desta vez estudaremos sobre “o que podemos fazer para Deus”. É um privilégio para todos nós podermos partilhar um tema tão sugestivo como este. O desafio é levar nossos alunos a servirem ao Senhor com suas ofertas, louvores, orações e atitudes de bondade e obediência.

•    O texto bíblico de hoje fala sobre a chamada de Abraão. É claro que você já conhece esta história, mas não deixe de ler o texto bíblico e recordar os fatos. Medite a respeito da obediência de Abraão ao deixar sua terra e sua parentela para ir em direção a uma terra que não sabia onde ficava. De acordo com a Bíblia de Aplicação Pessoal, “Deus também pode estar tentando levar você a um lugar onde poderá ser de grande proveito para Ele. Não permita que o conforto e a segurança o façam perder o plano de Deus para sua vida”.

•    Enfatize o fato de que podemos agradar a Deus através da nossa obediência.


III. Conversando com a professora

A visão de que as crianças pequenas não podem agradar a Deus, sem dúvida, se relaciona com a verdade de que o homem em seu estado natural, de pecado, não pode agradar a Deus, mesmo através de atos que pareçam ser bons. Talvez esta interpretação também se origine do desejo de ensinar às crianças que elas são pecadoras, como uma preparação para a salvação, no tempo devido. Contudo, é o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, conduzindo-o a Cristo. Não são necessários anos e anos dizendo às crianças que elas não podem agradar a Deus se não receberem dEle salvação e vida nova.

A melhor preparação para a salvação é ensiná-las a amar e obedecer a Deus. Quando tiverem idade suficiente para compreender que Deus quer que se arrependam dos seus pecados, recebendo o seu perdão, então verá que é necessário obedecê-lo nisto também.

Extraído do livro Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância, Ruth Beechick, CPAD.

IV. Sugestão

Sente-se com as crianças em círculo no chão da classe. Distribua folhas de papel ofício e giz de cera. Peça que as crianças desenhem o que elas acham que Abraão levou em sua viagem.    


Lição 02 - Os móveis da Casa de Deus

Leitura Bíblica Gênesis 15.1-6
I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus é fiel.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “CONFIAR”. Durante o decorrer da aula diga: “Nós podemos confiar em Deus”.
II. Saiba Mais
Embora Abraão viesse demonstrando sua fé pelas ações, foi a fé no Senhor, e não suas ações, que o fez justo diante de Deus (Rm 4.1-5) Nós também, podemos ter um relacionamento com Deus através da confiança nEle. Nossas atitudes externas – freqüência à igreja, orações, boas obras – não nos justificaram diante de Deus. Um relacionamento correto é baseado na fé – a confiança interior de que Deus é quem Ele diz ser e que irá cumprir todas as suas promessas. As ações corretas virão naturalmente como conseqüência.
Extraído da Bíblia de Aplicação Pessoal, CPAD.
III. Conversando com a professora
O professor da Escola Dominical é diferente do que ministra no ensino secular. Você está lidando com a Palavra de Deus – a mensagem que transforma vidas. E é necessário, no dia-a-dia, reservar parte do seu tempo para cultivar uma comunhão íntima com o Senhor. Se não tem buscado a presença do Mestre como deveria, pense um pouco a respeito. Lembre-se de que os servos de Deus mais usados por Ele viviam em oração e meditavam nas Escrituras (Sl 55. 17; Dn 6.10).

Trecho extraído de:
Lições Bíblicas Juvenis, Mestre 1. Rio de Janeiro, CPAD.

IV. Sugestão
Converse com a turma explicando que Deus havia feito uma promessa para Abraão. Depois pergunte aos alunos: “O que Deus havia prometido para Abraão e Sara?”
Explique que a Bíblia está repleta de promessas para nós. Mencione algumas delas como Êxodo 20.12; Deuteronômio 28.1. Depois pergunte novamente: “Quem aqui crê que Deus cumpre as promessas que faz?” Ouça as respostas com atenção. Deus promete e cumpre. Ele não é como nós, que às vezes prometemos e não cumprimos.
Por fim, entregue a cada aluno uma folha de papel sulfite, peça-lhes que escolham uma das promessas encontradas na Palavra de Deus e façam um desenho relacionado a ela.


Lição 03 - A porta da Casa de Deus

Leitura Bíblica João 2.13-25
I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que a igreja é um lugar especial.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “IGREJA”. Durante o decorrer da aula diga: “É bom estar na Casa do Papai do céu”.
II. Saiba Mais
Você ama estar na Casa de Deus? Então, não terá dificuldade de ensinar aos seus alunos sobre a alegria de ir à Casa do Pai.
Segundo a Bíblia de Aplicação Pessoal, ir à Casa de Deus pode ser uma obrigação ou um prazer. Para o salmista, era um prazer. Como peregrino, ele participava de, pelo menos, uma das três grandes festas religiosas, e regozijava-se ao adorar a Deus junto com seu povo no santo Templo. Podemos considerar a adoração uma tarefa se tivermos pecados não confessados ou se o nosso amor por Deus esfriou. Mas, se estivermos próximos de Deus e apreciarmos a sua presença, estaremos ansiosos para adorá-Lo e louvá-Lo. Nossa atitude em relação a Deus determinará a nossa adoração e o nosso desejo em estar na Casa de Deus.
Extraído da Bíblia de Aplicação Pessoal, CPAD.
III. Conversando com a professora
Não esqueça:
- Ore, medite na Palavra de Deus e estude a lição.
- Separe os visuais e os cânticos que serão utilizados.
- As atividades apresentadas na sua revista são apenas sugestões. Você conhece bem sua classe, por isso, poderá elaborar novas atividades. Porém, ao esqueça de preparar tudo com antecedência. Observe com atenção a lista de material.
IV. Sugestão
Converse com a turma sobre os cuidados que devemos ter na Casa de Deus. Encene uma pequena peça com as crianças sobre esses cuidados.

Lição 05 - Os trabalhadores da Casa de Deus

Leitura Bíblica Atos 10.23-27

I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que devemos evangelizar.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “FALAR”. Durante o decorrer da aula diga: “Precisamos falar do amor do Papai do céu para todas as pessoas.”


II. Saiba Mais

Jesus disse aos seus discípulos que contassem ao mundo que Ele pagou o preço pelos pecados de todos, e aqueles que crerem nEle serão perdoados e viverão eternamente com Deus. Atualmente, em todas as partes do mundo, há cristãos anunciando as Boas Novas a pessoas que nunca ouviram falar de Cristo. O poder que motiva os missionários a irem a todas as partes do mundo e coloca a Igreja de Cristo em movimento é a fé fundamentada na ressurreição de Jesus.

Alguma vez você já sentiu que não possuía a habilidade ou a determinação necessária para ser uma testemunha de Cristo? É necessário entender que Jesus ressuscitou e vive hoje em você. À medida que seu relacionamento com Cristo se aprofunda, Ele lhe dá as oportunidades e o poder necessário para transmitir o evangelho.

Extraído da Bíblia de Aplicação Pessoal, CPAD.

III. Conversando com a professora

A educação cristã é um processo cooperativo, uma aventura que envolve o humano e o divino. Os professores comunicam e exemplificam a verdade; o Espírito Santo procura dar direção, poder, iluminação e discernimento aos professores.
Os professores têm de depender do Espírito Santo para que Ele atue por meio deles, usá-los para alcançar seus alunos com a verdade, e o Espírito Santo deseja encher e controlar os instrumentos humanos. Ao expor a verdade, os professores devem ajudar os alunos a ver como a verdade pode ser aplicada em suas vidas, e o Espírito Santo busca motivar e capacitar os alunos a se apropriar da verdade.

IV. Sugestão

Para reforçar o ensino da lição sugerimos que seja preparado um Livro sem Palavras.
 Pergunte aos alunos se eles já viram algum livro que não tinha palavras. Depois, pergunte se eles já ouviram falar no Livro sem Palavras? Então, convide-os a elaborar um. É muito fácil fazê-lo. Basta você ter folhas de cartolina do tamanho de um livro pequeno em algumas cores básicas. Vejamos:
Folha dourada: Representa o céu. Um lugar especial feito por Deus para todo aquele que aceita Jesus no coração.
Folha preta: Representa a escuridão, as trevas, o pecado, que deixa o coração sujo.
Folha vermelha: Representa o sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário por nós.
Folha branca: Representa a paz que só o coração limpo de todo o peado sente.
Folha verde: Representa a nova vida em Cristo. Uma semente que vai brotar e tornar-se uma árvore com muitos frutos.
Faça o livro e conte a história. Se for possível, faça um livro para cada aluno. Se não, confeccione um para a turma. Sendo assim, cada semana um leva o livro para casa, a fim de evangelizar um colega ou familiar.

Extraído de Estudando a Bíblia Juniores Mestre 1/2, CPAD.


“Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos,
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.”    II Co 9.12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário