Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de abril de 2012

JUNIORES - LIÇÕES 01, 03 E 05 - 2º TRIMESTRE


...................................................................................................
Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Cortês / PE
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Gestor local: Ev. Severino Amaro
Superintendência: Pb. Samuel Bernardo
Dirigente da E.B.D. Matriz : Aux. Osvaldo Feijó
Vice Dirigente: Aux. Francisco de Assis
Secretárias da E.B.D. : Gecilene e Enezita
Coordenação Pedagógica: Jaelson
.................................................................................................. 

 

Lição 01 - Joquebede uma mãe heroína

Texto Bíblico: Êxodo 2.1-10



Durante a vida de Joquebede, as condições para os israelitas eram duras e sem esperança. Eles eram oprimidos, sem misericórdia e tinham se tornado escravos. Joquebede já tinha dois filhos pequenos quando foi passado um edito ordenando que todos os bebês de sexo masculino fossem assassinados logo que nascessem. As pessoas resistiram, e os bebês continuaram a sobreviver. O terceiro filho de Joquebede foi um menino e ela decidiu mantê-lo vivo. Por três meses, tudo ocorreu bem. Mas quando tornou-se impossível esconder o bebê. Ela decidiu colocar a vida do bebê nas mãos de Deus.
Moisés foi posto para flutuar nas águas gentis do rio Nilo. E Deus realizou o primeiro de uma série de milagre que seriam desdobrados durante os anos. Quando confrontados com uma situação impossível, haverá realmente uma opção melhor do que cofiarmos em Deus? (Texto adaptado do livro 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD).

Boa ideia!

Essa tarefa é para casa. As crianças deverão entrevistar as mães a fim de saber o que elas já fizeram para protegê-los ou cuidar. No domingo seguinte eles devem contar sobre a entrevista. Aproveite esse momento para despertar na criança mais amor e respeito pelas mães.



Lição 03 - Abgail uma heroína intercessora

Texto Bíblico: 1 Samuel 25.14-35
A conversa de Abigail com Davi é um brilhante exemplo de força, sabedoria e dignidade. Primeiro e acima de tudo, ela tirou a culpa de Nabal e colocou-a sobre si mesma, o que deixou Davi numa posição extremamente desconfortável.  Ele dificilmente poderia tomar vingança contra uma bela e indefesa mulher. Depois ela fez Davi lembrar da infalível justiça de Deus; Davi não precisaria tomar vingança porque Deus faria isso por ele. Finalmente, ela chamou a atenção de Davi para sua grandeza vindoura. Por que manchar sua boa consciência  com um precipitado ato de violência contra um tolo?
Abigail não tinha que responder pelas ações de seu marido. Todavia ela o fez porque viu um mal maior aproximar-se, caso Davi continuasse com sua tempestade emocional: vingança imprópria e a morte de pessoas inocentes.
Professor oriente aos alunos a buscarem em Deus uma solução inteligente quando eles perceberem que uma briga se aproxima.


Lição 05 - Josafá, o herói que venceu louvando

Texto Bíblico: 2 Crônicas 20.1-3, 14-23
Querido professor, neste domingo falaremos sobre o rei Josafá. Contaremos sobre a batalha que ele venceu sem lutar. Muitas das vezes em nossa vida, há momentos de calar e deixar Deus ir à frente resolver os nossos problemas. Josafá confiou na Palavra de Deus.  Entretanto a vitória de Josafá estava em consultar o seu Deus, antes de tomar qualquer decisão. Ele chama o povo a buscar Nele uma resposta. Em nossas vidas, devemos agir assim também, buscar a orientação de Deus antes de tomar qualquer decisão. Deus sempre tem a melhor estratégia. Se for preciso, Ele acaba com um exército antes de você chegar para a batalha.

O salmo 150 diz:”Louvai-o com o som de trombeta;[...] com saltério e a harpa; [...] com adufe e a flauta’, (Sl 150.3,4). As crianças podem adorar e louvar a Deus com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos”. (Extraído do livro Manual de Ensino para o Educador, CPAD).

Aproveite a aula de hoje e ensine um louvor bem animado para as crianças, solicite a coordenação da Escola Dominical um tempo durante o término da escola para as crianças se apresentarem.


“Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos,
mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.”    II Co 9.12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário